Investigação sobre a Petrobras avança nos EUA, mas não na CPI
Além da investigação da SEC, a CVM americana, a Petrobras está sendo investigada pelo departamento de Justiça dos EUA, informou o ‘Financial Times’. O impacto é enorme na imagem da companhia, na operação dela e na possibilidade de suas ações serem negociadas no exterior. As informações foram divulgadas por Miriam Leitão, na rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (10).
Aqui no Brasil, a CPI é controlada pelo governo e não tem avançado muito. O senador Aécio Neves negou que o PSDB tenha feito acordo para não investigar o que ocorreu na Petrobras. A verdade é que a apuração feita pelo parlamento não tem conseguido avançar.
Saiba mais: Manobra do Governo mobiliza CPMI da Petrobras a fazer novas convocações
O Ministério Público e a Polícia Federal têm trabalhado nas investigações.
Nos EUA, eles têm leis contra a corrupção corporativa e, especificamente, contra os desvios realizados em outros países.
Esse caso tomou grandes proporções. A notícia de investigação do Departamento de Justiça dos EUA está na capa do site do ‘FT’.
“A gente tem que ir fundo nas investigações, saber até onde a corrupção penetrou na empresa. Mas é importante lembrar que a companhia é formada por funcionários que trabalham seriamente para construir o futuro da nossa maior empresa e pelo desenvolvimento do país. É interesse também desses profissionais sérios que tudo seja esclarecido”, disse Miram.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário