VERSÍCULOS DA BIBLIA

IRAQUE

Perseguição e ataque: coalizão mata mais de 200 jihadistas


No Iraque, os caças bombardearam um comboio do Estado Islâmico e a cidade de Mosul, tomada pelos jihadistas. Na Síria, os ataques foram em Kobani

Pelo menos 220 jihadistas morreram na madrugada desta quinta-feira (9) em um bombardeio de aviões da coalizão internacional contra um comboio do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, disse o chefe do Comitê de Segurança do Conselho da província de Ninawa, Mohammed Ibrahim al Bayati. Segundo Bayati, o comboio no qual viajavam os extremistas era composto por 25 veículos, que também carregavam armas e equipamento militar. Os jihadistas têm aterrorizado e perseguido cristãos e outras minorias em vários locais do Iraque e Síria.
Saiba mais: Chocante! Todo cristão precisa saber! Pr. Silas denuncia

Os bombardeios aéreos da coalizão internacional também causaram a morte de pelo menos seis jihadistas e feriram dezessete em Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. Caças americanos, britânicos e holandeses participaram dos ataques contra o EI nos bairros de Al Tahrir e Nerkal. Outro alvo dos bombardeios foram as instalações de Al Kandi, no nordeste de Mosul, que serviram de base à Segunda Divisão do Exército iraquiano, e que agora são usadas pelo EI como sede.

Bayati indicou que mais de vinte ambulâncias chegaram aos lugares atingidos para evacuar os mortos e feridos, e não descartou que aumente o número de vítimas, já que há corpos sob os escombros. Em junho, o EI tomou o controle de Mosul e de outras zonas do norte do país e proclamou um califado no Iraque e na Síria, onde impôs uma interpretação radical da lei islâmica.

Síria

Em Kobani, cidade curda no norte da Síria, pelo menos 57 pessoas morreram nas últimas 24 horas em conflitos e bombardeios. A cidade, próxima na fronteira com a Turquia, luta para não ser dominada pelo grupo jihadista EI, informou nesta quinta-feira a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Cerca de 23 jihadistas morreram devido aos bombardeios dos aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. Outros dezenove radicais islâmicos foram mortos em combates e em uma emboscada feita pelas Unidades de Proteção do Povo Curdo na cidade. Os milicianos curdos sírios sofreram pelo menos quinze baixas nos conflitos.

Leia também: Radicais islâmicos invadem aldeia cristã e crucificam nove pessoas

O EI já tem o controle de um terço de Kobani, após ter conseguido avançar pelo interior da cidade nas últimas horas. Os jihadistas progridem “de forma lenta, mas contínua” rumo ao centro, informam as fontes do OSDH. O presidente da Administração Autônoma curda de Kobani, Anwar Muslem, disse por telefone que pelo lado leste os radicais avançaram um quilômetro pela cidade, que tem 5 quilômetros de extensão, mas que ainda não alcançaram o centro. Washington reconhece que os bombardeios, que se intensificaram nas últimas 24 horas, não serão suficientes para defender a localidade.

Os extremistas sunitas invadiram Kobani na segunda-feira pela primeira vez desde o início de sua ofensiva contra a cidade, no dia 16 de setembro. Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria, ao lado das regiões de Afrin e Yazira, e faz parte da administração autônoma curda no território sírio.

Cristãos perseguidos no Iraque e na Síria

O número de cristãos no Iraque caiu de aproximadamente 1,5 milhão em 2003 para algo entre 350.000 e 450.000 atualmente, estimativa que corresponde a menos de 1% dos habitantes do país. A maioria vive na província de Nínive, no norte do país. Além de Qaraqosh – a maior cidade cristã do país, tomada pelos jihadistas em 7 de julho, outros locais como Bartella, Al Hamdaniya e Tel Kef também abrigam cristãos.

Os cristãos no país são de diversas etnias e denominações, mas a maioria é de católicos assírios ou caldeus – uma das várias igrejas iraquianas com nomes que remontam às origens do cristianismo, descendentes de povos da Mesopotâmia que falam aramaico.

Leia também: Terroristas islâmicos ameaçam acabar com idioma de Jesus Cristo

Deixe seu comentário no Verdade Gospel.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

você pode gostar de:

evangelico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BRASILEIRÃO

Tabela gerada por Central Brasileirão