VERSÍCULOS DA BIBLIA

MUNDO

EUA preparam ‘coalizão’ para combater Estado Islâmico no Iraque


Americanos querem amplo apoio de aliados e parceiros para enfrentar jihadistas

Os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira (5) que estão formando um “núcleo de coalizão” para combater os militantes do Estado Islâmico no Iraque e pediram o amplo apoio de aliados e parceiros, mas descartaram a possibilidade do envio de forças terrestres.

“Nós precisamos atacá-los de forma que os impeça de conquistar território, reforçar as forças de segurança iraquianas e outros países da região que estão preparados para enfrentá-los, sem comprometer nossas próprias tropas”, afirmou o secretário de Estado americano, John Kerry. “Obviamente, eu acho que é uma linha vermelha para todos aqui: sem tropas em terra”.

As declarações foram feitas durante um encontro entre os ministros da Defesa e de Relações Exteriores dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Austrália, Turquia, Itália, Polônia e Dinamarca. A reunião ocorreu à margem da cúpula da Otan, no País de Gales, que tem entre os temas principais a discussão de uma estratégia para enfrentar o grupo militante sunita que se apropriou de amplas faixas de território iraquiano e sírio.

Nesta sexta-feira, os líderes da aliança devem definir um acordo para ajudar a organizar a assistência de segurança para o Iraque na luta contra os jihadistas, incluindo a coordenação do transporte aéreo de suprimentos, informou uma autoridade ocidental. Segundo a fonte, a Otan não se envolveria em operações de combate, e as ajudas seriam oferecidas pelos Estados membros e parceiros individuais.




Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

você pode gostar de:

evangelico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BRASILEIRÃO

Tabela gerada por Central Brasileirão